A Mariologia tem como fundamento, conteúdo e norma a Palavra de Deus!
Escutar a Escritura…
…numa escuta pura, sincera e obediente da Palavra de Deus;
…para falarmos de Maria e aprofundarmos a nossa fé;
…para podermos falar profeticamente de Maria;
…dando sentido em nossa vida à devoção e veneração mariana.
+ A Palavra de Deus é o lugar original e fundamental da nossa fé em relação à Maria Santíssima. Ela é também a norma que purifica qualquer desvio da fé, desmascara qualquer reducionismo e critica os excessos e exageros.
+ A Palavra de Deus lida, vivida e compreendida na Tradição da Igreja!
O testamento bíblico sobre Maria, a Mãe do Senhor, é sóbrio e denso:
+ Sóbrio: fala-se pouco e não existe uma “vida de Maria” como relato histórico.
+ Denso: tudo o que é dito sobre Maria está marcado pela experiência de fé das comunidades cristãs.
O Antigo Testamento é verdadeira Palavra de Deus inspirada! Ele anuncia, narra, explica a História da Salvação. O AT prepara a vinda de Cristo e seu Reino apresentando promessas, profecias e figuras.
Perguntamos: “E Maria Santíssima no AT?” Ela é prefigurada, preparada, gestada, anunciada por meio de promessas, profecias, imagens e figuras. Agora é claro que esta é uma leitura que nós cristãos fazemos a partir da nossa experiência do mistério da vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo!
O Novo Testamento é a plenitude da Palavra de Deus revelada em Jesus Cristo! O centro do NT é Jesus Cristo Morto e Ressuscitado que revela o amor do Pai e concede o dom do Espírito Santo iniciando e sustentando a Igreja.
Perguntamos: “E Maria Santíssima no NT?” Nos escritos do NT, percebe-se um processo de aprofundamento e amadurecimento na compreensão dos cristãos acerca da presença e do significado da figura da Virgem Maria de Nazaré no mistério redentor de Deus revelado e realizado em Jesus Cristo. Maria é apresentada como a Virgem de Nazaré, a Cheia de Graça, a Serva do Senhor, a Bendita, a Crente, a Mãe de Jesus, a Mãe do Senhor, a Mulher! Apresentando Maria, o NT apresenta fundamentalmente Jesus Cristo!