27 de novembro de 2012

Advento

| || Nenhum comentário:

A vida passa por transformações e se renova. Por isto, iniciamos mais um Ano Litúrgico, começando com o Ciclo do Natal, na certeza de vida renovada. O Natal é celebrado com muitas festas, contemplando o nascimento de um Rei, o Filho de Deus, cumprindo uma promessa feita pelo Senhor ao Rei Davi.

São quatro domingos chamados de “Advento”, que nos despertam, dentro de um itinerário, para a vinda de Jesus Cristo, Àquele que vem de Deus e assume as condições e realidades humanas. Seu objetivo foi de realizar a reta ordem do universo no cumprimento das Leis divinas marcadas no coração das pessoas.

No mundo dos conflitos, da violência e do caos na ordem social, caímos numa situação de temor e angústia. Nossa esperança fica fragilizada e somos incapazes para uma paz de sustentabilidade. Somente em Jesus Cristo podemos encontrar força e coragem para superar as limitações contidas em nossas fraquezas.

O Advento é tempo de preparação para o Natal. É colocar-se de prontidão para acolher Aquele que nasce transformando a história. Hoje isto acontece no coração das pessoas vigilantes e sensíveis às realidades do bem. Este deve ser o caminho do cristão, reconhecendo a presença de Deus em sua vida.

Todo clima natalino, que começa com o Advento, deve fazer aumentar o amor entre as pessoas. É uma realidade que deve acontecer no relacionamento, na convivência familiar, no trabalho, na escola, enfim, na vida real. É importante a consciência de que a fonte de tudo isto está em Deus. É por isto que Ele vem a nós e fica conosco. “O amor de Deus foi derramado em nossos corações” (I Ts 4,9).

Sabemos que a fonte do amor é Deus, mas isto não dispensa o esforço pessoal. Temos que viver o amor no meio dos conflitos e tensões a todo instante. Os afazeres da vida não podem obscurecer a ação de Deus em nossa prática de vida. É Ele quem nos dá sustentação para uma realidade de fraternidade e vida mais feliz.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba.

Primeira Eucaristia - 2012

| || Nenhum comentário:
Nesse último domingo, dia 27, celebramos a festa de Cristo Rei. Ela foi criada pelo papa Pio XI em 1925. Instituiu que fosse celebrada no último domingo de outubro. Agora, na reforma litúrgica passou ao último domingo do ano litúrgico como ponto de chegada de todo o mistério celebrado, para dar a entender que Ele é o fim para o qual se dirigem todas as coisas.

Também foi realizada a Primeira Eucaristia das crianças da catequese. Que elas perseverem nesta caminhada.

Clique na imagem abaixo para abrir a galeria

12 de novembro de 2012

Cristãos de Uberaba se despedem de cônego Antônio Joaquim

| || Nenhum comentário:

Centenas de fiéis participaram da missa de corpo presente de cônego Antônio Joaquim neste sábado (10), ás 10 h, na paróquia Santa Teresinha.
A celebração foi presidida por dom Paulo Mendes Peixoto e concelebrada pelos arcebispos eméritos dom Roque Oppermann e dom Benedito Ulhoa Vieira e 30 padres. Entre os fiéis, representantes das paróquias por onde padre Antônio Joaquim passou e familiares vindos de Belo Horizonte.
Em sua homilia dom Paulo lembrou que conheceu padre Antônio Joaquim ainda quando seminarista em Caratinga. “Em Uberaba, convivi pouco com ele, no entanto, o suficiente para notar a sua vida exemplar. Com certeza, como muitos falam, é mais um santo no céu,” arrematou o arcebispo.
Coube a dom Roque a encomendação do corpo e a dom Benedito as despedidas. O arcebispo lembrou que cônego Antônio Joaquim fora o primeiro padre ordenado por ele em Uberaba. Dom Benedito aproveitou para pedir a Deus que presenteie Uberaba com novas vocações.
Em seguida, os sacerdotes conduziram o caixão até o cemitério São João Batista onde o corpo de cônego Antônio Joaquim fora sepultado.
O sacerdote, que tinha 70 anos, era mineiro de Belo Horizonte e em dezembro próximo completaria 30 anos de padre. Neste período foi pároco de Santa Teresinha e Nossa Senhora de Fátima, em Fronteira – MG. Também foi vigário nas paróquias de Santa Luzia e Adoração, ambas em Uberaba.

Rubério Santos
Assessor de Imprensa

Uberaba, 10 de novembro de 2012
Image Map