22 de janeiro de 2012

Corpus Christi (2011)

| || Nenhum comentário:
Data: 23-06-2011

Toda a Paróquia se reuniu no dia 23 de junho para a confecção do tradicional Tapete de Corpus Christi.
A tradição surgiu em Portugal e veio para o Brasil juntamente com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia, e são feitos de serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros materiais.

Clique na imagem abaixo para abrir a galeria













3 de janeiro de 2012

Comunidade Santa Beatriz

| || Um comentário:


Uberaba - MG
Telefone: (34)3313-6179
Praça Paulo José Derenusson, 200
Bairro Jardim Uberaba

email: paroquiasaojosetutunas@gmail.com

Administrador Paroquial:

Missas:

Domingo, às 18h
Quarta-feira, às 19h30 (Missa da Saúde)

Catequese:

Iniciação: Sábados, das 15 às 16h30
Perseverança: Sábados, das 15 às 16h30
Pré-Eucaristia:  Sábados, das 15 às 16h30
Eucaristia: Quarta-Feira, das 18 às 19:30
Crisma: Quarta-Feira, das 18 às 19:30

Fonte: http://www.arquidiocesedeuberaba.org.br

2 de janeiro de 2012

História de Santa Beatriz

| || Nenhum comentário:

Santa Beatriz da Silva (Ceuta, 1424 – Toledo, 9 de Agosto de 1492), nascida D. Beatriz de Menezes da Silva, foi uma nobre portuguesa e santa católica.

Beatriz era a oitava filha de D. Rui Gomes da Silva, alcaide da vila fronteiriça de Campo Maior, e de D. Isabel de Menezes, Condessa de Portalegre, filha de D. Pedro de Menezes, conde de Vila Real; assim, por via materna, descendia não só dessa casa senhorial, como também das dos condes de Ourém e Barcelos, linhagens antiquíssimas que tinham no Rei D. Sancho I de Portugal o seu remoto antepassado. Era, ainda, irmã do frade franciscano Beato Amadeu da Silva.

D. Pedro de Menezes teria dado a mão da sua filha Isabel ao cavaleiro Rui Gomes da Silva, após este participar com bravura na tomada de Ceuta, tendo aí permanecido a cumprir o serviço militar. Há quem defenda, por isso, que a jovem Beatriz possa ter nascido naquela praça-forte magrebina e não no Alentejo como é dito por muitos.

Descendente de reis e neta de senhor tão influente, foi desde cedo foi preparada para a vida na Corte, tornando-se dama da infanta D. Isabel, Rainha de Castela e Leão, filha do infante D. João, o penúltimo dos filhos do Rei D. João I de Portugal, a qual era quatro anos mais nova que Beatriz.

Ao que parece, Beatriz da Silva seria uma jovem de grande beleza, conforme testemunha um relato da época: «além de vir de sangue real, era mui graciosa donzela e excedia a todas em formosura e gentileza».

Fonte:Wikipédia, a enciclopédia livre.
Image Map